10 Filmes Antigos, Clássicos, de Suspense e Gratuitos

Para quem curte filmes de suspense, aqui vai uma sequência bem bacana de alguns clássicos que estão disponíveis no YouTube. Clássicos, antigos, legendados e gratuitos, para você assistir a qualquer hora, pelo micro, tablet ou celular.

1 – Sangue no Farol

O pianista de jazz, Tom Stewart, está para se casar com a filha de um milionário, que vive numa ilha da Califórnia, quando recebe a inesperada visita de uma antiga namorada, a cantora Vi Mason, que é completamente apaixonada por ele e tenta impedir que seu amado se case com outra.

2 – O Gabinete do Doutor Caligari

O filme inicia-se com dois homens sentados em um cenário obscuro conversando. Então, Francis, um dos homens, diz ao que estava ao seu lado que aquela história que ele lhe contara era interessante mas que ele tem uma história ainda pior. A cena é cortada e o filme passa então a mostrar a narração de Francis como flashback. 1920

3 – Interlúdio | Notorius

Alicia Huberman (Ingrid Bergman) é uma alemã naturalizada americana convocada pelo agente secreto americano Devlin (Cary Grant) para uma missão no Rio de Janeiro. Como espiã, Huberman terá que se infiltrar numa organização nazista que vem atuando n o Brasil e, para isso, deverá casar-se com Alex Sebastian (Claude Rains), lider da organização e seu antigo noivo. Embora estando apaixonada por Devlin, ela aceita a missão e vai até as últimas consequências, mesmo correndo risco de vida. “Interlúdio” é um thriller clássico, inesquecível não só pela beleza harmoniosa de Ingrid Bergman, como pela impecável direção de Hitchcock, o que valeu a Claude Rains uma indicação ao Oscar® de ator coadjuvante de 1947.

4 – As Três Faces de Eva

Filme baseado em um caso real a respeito das múltiplas personalidades. Conta a história de uma dona de casa americana que possui três personalidades. Ganhador do Oscar de melhor atriz de 1957 pela atuação de Joanne Woodward.

5 – O Asilo do Terror

Um jovem doutor terá que descobrir qual, entre quatro pacientes, é o ex-diretor de um asilo. Cada paciente irá lhe contar sua história e o motivo de sua internação.

6 – Almas Perversas

O alemão Fritz Lang (Metropolis, Dr. Mabuse) realizou Almas Perversas com o mesmo elenco de Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window), os magistrais Edward G, Robinson, Dan Duryea e Joan Bennett. A história foi adaptada de A Cadela (La Chienne), um clássico francês dos anos 30 realizado por Jean Renoir. Na refilmagem, Lang fez um film noir hipnótico ao mostrar a obsessão amorosa de um homem de meia-idade (Edward G. Robinson) e de classe média por uma prostituta (Joan Bennett). Vítima do Código Hays, o filme foi bastante prejudicado na sua estréia, quando foi proibido em vários estados americanos acusado de “imoral, indecente, corrupto e por incitar ao crime”. Como na maioria dos seus filmes americanos, o mestre do expressionismo alemão capricha no visual claustrofóbico, prendendo a atenção do espectador da primeira a última cena.

7 – O Mundo Odeia-me

Clássico filme noir de baixo orçamento, O Mundo Odeia-Me é considerado a obra-prima de Ida Lupino, a primeiroa atriz a fazer sucesso como diretora em plena Hollywood dominada pelos homens. Realizado em 1953, o filme é uma lição de cinema, onde Ida Lupino nunca deixa a tensão baixar. A história é exemplar: dois homens numa excursão de pescaria dão carona a um desconhecido que os forçará, com uma arma na mão, a uma viagem ao México até o momento em que deverá descartá-los. Com uma direção habilidosa e segura sem recorrer a clichhês, além de um trio de atores excelente, com destaque para Edmond O’Brien (A Condessa Descalça e Meu Ódio Será Sua Herança), Ida Lupino demonstra porque ainda hoje é venerada como uma das mais importantes personalidades do cinema americano de todos os tempos.

8 – Os Quatro Desconhecidos

Este belo filme começa com um assalto a um carro forte de Kansas City cometido por um cínico e corrupto ex-policial, Timothy Foster. Ele projeta um exuberante esquema. Recruta três dos mais cruéis e impiedosos criminosos para empreender o assalto, chantageando-os com provas de outros roubos. Foster obriga cada criminoso a usar máscaras, afim de esconderem suas identidades um dos outros e prevenir o velho perigo de traição.

9 – Zaroff, O Caçador de Vidas

O Conde Zaroff (Leslie Banks) é um nobre russo insano, quue costuma ter humanos como presa quando caça em sua remota ilha. Ele se “abastece” provocando naufrágios, ao alterar as sinalizações que avisam onde estão os perigosos recifes de corais. O único sobrevivente de um destes naufrágios, Robert “Bob” Rainsford (Joel McCrea) é um famoso caçador que, quando descobre como Zaroff se “diverte”, se revolta. O conde lhe propõe que os dois cacem os passageiros do próximo navio, mas diante da recusa o nobre decide simultaneamente caçar Bob e Eve Trowbridge (Fay Wray), uma outra hóspede.

10 – O Vampiro de Dusseldorf

Marginais de uma cidade alemã se unem para caçar um assassino de crianças procurado pela polícia. Capturado, ele é julgado por um tribunal de criminosos e acusado de ter quebrado a ética do submundo.

Fontes: Cine Publico Brasil | Sétima Arte

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

1 Comentário

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>