A arte de capturar e-mails

Os relacionamentos comerciais mudaram e cada vez mais é necessário oferecer algo em troca aos clientes, principalmente no que diz respeito a ação de capturar e-mails.

Se você tem um negócio online e ainda não oferece alguma recompensa aos visitantes do seu site, saiba que pode estar perdendo diariamente algumas centenas de Reais.

Mas como isto é possível se o brinde é gratuito?

Até o final deste conteúdo vou revelar o segredo dos experts em negócios digitais, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

ENTENDA SEU CONSUMIDOR

O ciclo de compra do consumidor começa quando a priori ele descobre um problema; pesquisa uma determinada solução; compara o que encontrou e posteriormente realiza a compra.

Entender esse ciclo é fundamental quando você trabalha brindes na captura de e-mails. Isso porque que você não é o único que tem produtos ou serviços que os consumidores estão à procura. Na fase de pesquisa, se você apresentar um diferencial a probabilidade de venda será maior.

Quando o cliente é atraído por um brinde interessante ele preenche mais facilmente o formulário de cadastro; algo recíproco e comprovado; uma retribuição por algo de valor. Clientes tendem a experimentar antes de comprar e o seu brinde pode ser o ponto de partida para que esta relação seja duradoura.

Possivelmente você já comprou de um vendedor ou loja algo que não tinha necessidade só porque foram gentis ou ofereceram algo em troca (um brinde). O processo é exatamente o mesmo no mundo online e você precisa estar bem atento a este conceito tão fundamental para o sucesso de um negócio digital.

ATRAIR CLIENTE COM BRINDES ONLINE

O brinde na captura de e-mails precisa ser sedutor para atrair atenção do visitante. O cliente precisa perceber valor no que você oferece, afinal de contas ele vai dar algo em troca, o email ou mesmo telefone nos casos de negócios ofline.

Você pode produzir os mais diversos tipos de brindes, entretanto, os mesmos precisam estar com voltado para o interesse do seu nicho de mercado.

  • E-book
  • Planilhas para atingir metas
  • Vídeo aulas
  • Programas e aplicativos
  • Software
  • Conferências e palestra online
  • Cupons

OFEREÇA UM BRINDE DIGITAL DE QUALIDADE

A qualidade do profudo que você irá oferecer em troca do email do seu cliente pesará na continuidade da relação. Não basta ter o email do cliente, é preciso fazê-lo feliz e ajudá-lo em suas necessidades.

Tenho visto muitos empreendedores digitais enviando produtos de baixíssima qualidade. O cliente recebe, fica decepcionado e no próximo email ele desiste da lista.

 

Mais sobre o assunto no site Brinde Digital.

Sergio Evangelista

Publicitário, designer e consultor digital - conteúdo, design e marketing digital.

Sem comentários; deixe o seu:

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>