Inicial » Autores » Camarão ao alho poró e queijo brie

Camarão ao alho poró e queijo brie

Share on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on FacebookPin on PinterestShare on RedditDigg thisEmail this to someone

Queridas amigas,

Não sei por quanto tempo me vi às voltas com esta receita e sempre acabava fazendo outra, por não encontrar todos os ingredientes para tal. Mas bastou um ligeiro planejamento com os fornecedores, matéria ensinada nas primeiras aulas de culinária do saudoso tempo onde era apenas um aprendiz, para realizá-la como deve ser.

Um dos ingredientes que pode ser mais difícil de achar é o queijo brie, mas desde que pedi aqui mesmo no mercado, fazem questão de disponibilizá-lo sempre. Por ser um queijo mole e ter a casca viçosa, pode gotejar suavemente quando totalmente maturado. Porém, deve sim, apresentar um leve odor de nozes e ser elástico ao toque. Na falta deste queijo francês, nunca quis substituí-lo por outro similar, para me manter dentro da receita da querida amiga Maria da Graça Netto, de Belo Horizonte, cujas panelas eu respeito muito!

Com tudo preparado, mãos a obra… e que obra! Se houver outra receita mais aromática do que “Camarões ao alho poró e queijo brie” acompanhados por um arroz com damascos e redução de balsâmico, estou ainda por descobrir. Devo confessar meu fraco por odores alimentícios: Eu sempre caio em tentação e provo cada ingrediente além do necessário, mas não há nada comparado ao mix proporcionado pelo conjunto montado no prato. Hummm… mais parece uma melodia de sabores para cuja autora eu peço bis: Manda outra aí, Dadá!

Espero que apreciem. Bon appetit!

Beijos, Ralf Vinicius.

Camarão ao alho poró e queijo brie

camarao

(acompanhado de arroz com damascos e redução de balsâmico)

Ingredientes (para 2 pessoas):

360 g de camarão (limpo e pré-cozido)
75 ml de vinho branco seco
1 dente de alho picado
Sal e pimenta do reino branca a gosto
1 colher (sopa) de azeite
75 ml de conhaque ou vodka para flambar
1 alho poró cortado em rodelas finas
1 colher (sopa) de manteiga
125g de queijo brie picado
150 ml de creme de leite

Para o arroz:

250 g de arroz cozido
50 g de damascos picado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas
Refogue o damasco na manteiga e junte o arroz. Desligue o fogo, junte as amêndoas e misture tudo. Enforme e reserve em local quente até servir.

Para o molho de redução:

½ xícara (chá) de aceto balsâmico
½ xícara de chá de vinho do porto
¼ xícara de mel
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe reduzir até o ponto de xarope.
Sirva frio.

Modo de preparo:

camarao2

Numa frigideira funda aqueça o azeite com o alho e salteie os camarões até mudarem de cor. Flambe com a vodka e reserve em local aquecido.
Na mesma frigideira, junte o alho poro e a manteiga e refogue por 2 minutos. Junte o vinho branco e deixe reduzir o liquido pela metade. Acrescente o brie, o creme de leite e cozinhe até obter um creme. Acerto o sal e a pimenta, acrescente os camarões e sirva acompanhando o arroz e fios do molho de redução.

O vinho: Para este prato de aromas e sabores contrastantes mas harmônicos em sua leveza, recomendo um chileno Rosé Seco da Casa Rivas.

Ralf Vinicius

"Não pretendo ensinar como cozinhar isto ou aquilo, mas despertar a curiosodade, o apetite e a vontade de alimentar não só o corpo, mas também a alma. Bom apetite!"

Shopping...

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>