Página Cultural Página Cultural Agenda Cultural Roteiro Uberlândia Classificados Contato
Facebook Twitter Google+ Feed

Destaques


- Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Na trilha de Hitchcock

O Cineclube Cultura, março 2013, apresenta “Na trilha de Hitchcock”, seleção de alguns filmes influenciados pelos conteúdos e espiríto hitchcockianos, realizados por cineastas de origens diversas. Alguns assumem deliberadamente releituras de criações de Hitchcock, que podemos identificar como verdadeiras homenagens ao mestre.

Para todos os filmes
Horário: 20 horas
Local: Sala Roberto Rezende – Oficina Cultural
Entrada Franca 

Dia 09 – sábado

As diabólicas (Les diaboliques, França, 1955)
Direção de Henri-Georges Clouzot
Com Simone Signoret, Véra Clouzot, Paul Meurisse
A esposa e a amante de um tirânico professor se unem para matá-lo. Ele é drogado, afogado em uma banheira e jogado na piscina. Um crime perfeito. Porém, seu corpo desaparece. Clássico baseado em romance da famosa dupla de escritores policiais franceses Pierre Boileau e Thomas Narcejac (Boileau-Narcejac). P/b, 114 min.

Dia 10 – domingo

Busca frenética (Frantic, EUA, França, 1988)
Direção de Roman Polanski
Com Harrison Ford, Betty Buckley, Emmanuelle Seigner
Um médico vai com sua mulher a Paris para uma conferência. Porém, logo no primeiro dia de viagem ela é sequestrada. Querendo entender o que aconteceu, ele acaba indo parar no submundo parisiense em uma procura desesperada, sem pistas e sem ninguém para auxiliá-lo. Até que surge uma jovem, que resolve ajudá-lo a tentar encontrar sua esposa. Trilha sonora de Ennio Morricone. Cor, 120 min.

Dia 16 – sábado

Gestapo (Night Train to Munich, Grã-Bretanha, 1940)
Direção de Carol Reed
Com Margaret Lockwood, Rex Harrison, Paul Henreid , Basil Radford
Quando os alemães invadem Praga, o inventor da placa de blindagem, Dr. Bomasch, foge para a Inglaterra. Sua filha, Anna, consegue escapar da prisão para se juntar a ele. Contudo, a Gestapo consegue recapturá-los. Por fim, os ingleses enviam um agente, na esperança de resgatá-los. P/b, 95 min.

Dia 17 – domingo

Dublê de corpo (Body double, EUA, 1984)
Direção de Brian De Palma
Com Craig Wasson, Melanie Griffith, Gregg Henry
O fracassado e claustrofóbico ator de filmes B, Jake Scully, acaba recebendo uma proposta irrecusável de Sam Bouchard, ou seja, ficar no belo apartamento de um amigo dele, enquanto procura um lugar para morar, após presenciar a traição de sua esposa. No novo apartamento, ele assiste a estranhos acontecimentos envolvendo uma vizinha, passa a persegui-la e a querer ajudá-la, mas não sabe o perigo que estará correndo. Cor, 114 min.

Dia 23 – sábado

A noiva estava de preto (La mariée etait en noir, França, Itália, 1968)
Direção de François Truffaut
Com Jeanne Moreau, Jean-Claude Brialy, Michel Bouquet
Julie acabou de se casar com seu namorado de infância e amor da sua vida. Mas logo depois da cerimônia, ele é assassinado ao sair da igreja. Emocionalmente perturbada, Julie decide se vingar, matando um a um dos responsáveis pela morte do marido. Trilha sonora do genial Bernard Hermann, colaborador em vários filmes de Hitchcock. Cor, 107 min.

Dia 24 – domingo

Vestida para matar (Dressed to Kill, EUA, 1980)
Direção de Brian De Palma
Com Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen, Keith Gordon
Um elegante terapeuta de Manhattan (Dr. Elliott) enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres da sua vida, usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino, antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e pertubadores desejos. Cor, 104 min.

 










1 Comentário

  1. O Cineclube Cultura faz uma grande homenagem ao mestre do suspense, a Mostra “Na trilha de Hitchcock” , com O suspense o cineasta Alfred Hitchcock trouxe inovações técnicas nas posições e movimentos das câmeras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes trilhas sonoras, em 1940, ganhou o Oscar como o melhor filme,o longa-metragem Rebecca, foi sua estréia em Hollywood.

Gostou? Deixe um comentário:

Seu comentário só será publicado após aprovação do moderador.

*