Email marketing e relacionamento

Todo empreendedor digital sabe que a forma mais eficiente de monetizar qualquer negócio é através do email marketing e relacionamento com os prospectos.

Entretanto, há algo mais relacionado e que pode fazer toda a diferença em seu negócio.

Veja em detalhes como trabalhar esse ativo e entenda qual o maior erro dos empreendedores no mercado brasileiro.

PORQUE VOCÊ DEVE CAPTURAR EMAILS

A geração de sua primeira lista de email marketing é de suma importância, mas ela não é tudo.

Uma lista deve ser ativa e todos os meios que utiliza para capturar emails devem acima de tudo, gerar tráfego qualificado.

Através de uma lista de contatos, você pode e deve estabelecer relacionamento e assim, vir a oferecer seus produtos e serviços.

Dito isto, email marketing e relacionamento andam lado a lado e são a chave para o sucesso do seu negócio.

Alguns cometem o erro crasso de comprar listas de contatos, o que acaba por ser um desperdício de tempo e dinheiro, já que nessa mesma lista a grande maioria das pessoas não lhe autorizou o envio de informações, ou tampouco fazem parte de seu nicho de mercado.

Esse é essencialmente o primeiro erro dos empreendedores que estão em fase inicial e tem pressa em ganhar dinheiro pela internet.

De certa forma, nesse processo apenas capturam email de um público que não está interessado no produto ou serviço.

Portanto, para simplificar todo o processo, veja alguns dos passos que deve percorrer a fim de começar a capturar email marketing e construir relacionamento com seus futuros clientes:

  • Definir claramente seu nicho de mercado;
  • Verificar e estudar a concorrência;
  • Preparar uma boa recompensa digital;
  • Construir forma de capturar os emails;

Quando você segue esse processo, tudo decorrer de forma automática a ponto de culminar numa boa lista de emails, seguindo para o próximo passo, o mais importante que é a construção do relacionamento.

PORQUE O EMAIL NÃO BASTA

De certa forma, podemos comparar os negócios online com o ofline, pelo menos no que diz respeito a relação com o cliente até culminar à venda.

Quando um empreendedor digital constrói meios para capturar email marketing, ele tem por objetivo final transformar essas leads em qualificadas, ou seja, ter potenciais compradores.

No entanto, muitas vezes por falta de conhecimento em copy e também dos passos essências para o relacionamento, os empreendedores perdem muito dinheiro e tem uma elevada taxa de abandono em sua lista.

O segredo do relacionamento com o prospecto consiste na sequência de email que envia.

Muitos se precipitam e já nos primeiros contatos querem vender para a pessoa que acabou de se inscrever na lista.

Costumo dizer que tudo decorre como uma fase de conhecimento prévio até a confiança estabelecida. Depois disso, pode-se abordar sua lead a fim de vender algo.

Saiba que capturar só o email não basta, o relacionamento é considerado tudo quando se trata da lista como principal ativo de seu negócio.

 E você pode adotar alguns passos fundamentais:

  • Atrair o prospecto com uma recompensa de valor agregado;
  • Enviar conteúdo relevante e de qualidade;
  • Pesquisar o tempo médio que seu nicho considera apropriado receber emails;
  • Gerar confiança e mostrar que é uma autoridade no assunto;

Acredito que, de agora em diante, você verá sua lista de email como um tesouro valioso e que precisa fazer a junção perfeita entre email marketing e relacionamento a fim de obter excelentes resultados em seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto em Brinde Digital.

Sergio Evangelista

Publicitário, designer e consultor digital - conteúdo, design e marketing digital.

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