Página Cultural Página Cultural Agenda Cultural Roteiro Uberlândia Contato
Facebook Twitter Google+ Feed

Destaques


- Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

UFUzuê reestréia dia 9

Após período de longas férias, o projeto UFUzuê reestréia no próximo dia 9 de março de 2013 para movimentar os universitários da Universidade Federal de Uberlândia. O projeto oferece um espaço de convivência sócio-cultural dentro dos campi, por isso a itinerância. A cada edição o projeto terá como sede um Campus diferente da UFU: Umuarama, Santa Mônica, Educação Física, Campus do Pontal (Ituiutaba), Monte Carmelo e Patrocínio.

Esta primeira edição acontecerá no Campus Umuarama em Uberlândia. Por lá serão realizadas apresentações de música, dança, teatro, cinema, entre outras linguagens artísticas. As atividades começarão 17h com a exibição do filme Tropicália de Marcelo Machado, no anfiteatro do Bloco 4k do Umuarama.

Um dos maiores movimentos culturais do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, entre outros, misturam tradições populares às novidades internacionais criando o Tropicalismo, que abalou as estruturas da música popular brasileira influenciando várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas canções do período, Tropicália nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil.

Dando sequência, a partir das 19h no mesmo anfiteatro, o grupo Galhofas apresenta o espetáculo “O defunto”. O grupo surgiu em 2005 e nos últimos três anos tem investigado em suas montagens a plasticidade estética de objetos cotidianos reutilizados e ressignificados na cena, além de basear seus conceitos de encenação na participação do público e nas pesquisas dos componentes do próprio grupo.

As atrações musicais do dia foram escolhidas pensando em homenagear as mulheres no mês março.

A partir das 20 h sobem ao palco os integrantes da banda Vemaguetes, que é liderada por uma mulher de timbre único e presença de palco visceral. O grupo se completa com a presença de quatro músicos já experientes na arte de ousar. Do retrô ao contemporâneo, a banda se firma como uma das promessas mais autênticas da música reinventada.

Finalizando as atividades do dia, a belorizontina Tiê que já é bastante conhecida no cenário artístico musical se apresenta com banda ao público do UFUzuê. . Seu trabalho de estréia “Sweet Jardim” figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal A Folha de S.Paulo. Em 2011, Tiê apresenta seu segundo disco, “A Coruja e o Coração”, que traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders, do grupo “Vanguart”.

O UFUzuê é realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Diretoria de Culturas/PROEX/UFU em parceria com a Diretoria de Assuntos Estudantis/PROEX/UFU. O projeto tem como objetivo abrir espaço para as apresentações de artistas da cidade e região e por que não, a nivel nacional, dentro do cenário independente.

Edição Março 2013 do Projeto UFUzuê Itinerante
Sábado 09 de março – 17h
Campus Umuarama da UFU
Projeção do filme Tropicália, de Marcelo Machado
Encenação do espetáculo teatral “O defunto” com o Grupo Galhofas
Shows: Banda Vemaguetes e Tiê com banda
Entrada Franca












Gostou? Deixe um comentário:

Seu comentário só será publicado após aprovação do moderador.

*