“Estado de Poesia”, primeiro clipe do novo DVD de Chico César

A turnê de Chico César com “Estado de Poesia”, eleito pelos críticos um dos melhores discos de 2015, ganha registro no formato DVD, com lançamento em junho. A faixa homônima ao oitavo disco do artista paraibano é o primeiro trecho a ser exibido no YouTube do Canal Brasil.

“Estado de Poesia” (Chico César), composição que dá nome ao trabalho, foi gravada por Maria Bethânia no DVD “Carta de Amor” e trilha sonora oficial do casal Salete (Claudia Raia) e Gustavo (Daniel Rocha), na voz do próprio Chico, na novela “A Lei do Amor”.

Num reencontro com a própria história do álbum, Lazzo Matumbi, Simone Sou, Oleg Fateev, Seu Pereira, Luizinho Calixto, Escurinho, Xisto Medeiros, Helinho Medeiros, Gledson Meira e Michael Ruzitschka, artistas que participaram das gravações do disco, tocaram ao lado do cantor, durante apresentação no Teatro Boa Vista (Recife), setembro de 2016.

“Estado de Poesia”, primeiro clipe do novo DVD de Chico César
O DVD é uma coprodução do Canal Brasil e Chita Discos, numa parceria com a Globo Nordeste, e será distribuído pela Deck.

“Estado de Poesia”, primeiro clipe
do novo DVD de Chico César

“Conheci Chico César numa noite de agosto de 1996 em Natal.

Ele ia lá para dar um show e eu para o lançar meu livro sobre Luiz Gonzaga. No restaurante onde fora organizado o encontro, entoamos um duelo – “duelo” não convém, melhor dizer “desafio”, sendo a cena no Nordeste e entre dois nordestinos – em que cada um clamava a admiração pela obra do outro. Terminado o troca-troca de elogios, jantamos e nos tornamos amigos para sempre.

A partir de então e não sei por que, Chico e eu passamos a nos encontrar regularmente de maneira totalmente inesperada, nos lugares mais improváveis… como da vez em que, para um documentário, eu estava filmando o ensaio de uma escola de samba em São Paulo e lá estava o Chico na ala dos bateristas!

Mas também havia encontros devidamente programados, nos shows do Chico fosse na França fosse no Brasil… E havia os encontros virtuais, quando me chegavam os novos CDs do Chico, que sempre proporcionavam um grande momento de felicidade: sou fã desse paraibano universal!

Samba, forró, frevo, toadas, reggae, morna, a voz cabocla de Chico César se apropria de uma vasta escala das formas rítmicas com maestria e inegável sotaque harmônico nordestino levado por um time maciço de músicos paraibanos da gema: Xisto Medeiros no baixo, Gledson Meira na bateria, Helinho Medeiros no piano.

Contrastando esses acentos rurais, as percussões delicadamente urbanas de Simone Sou (salvo em Negão onde entra Felipe Roseno), o acordeon moldavo (isso mesmo!) de Oleg Fateev, a guitarra de Michi Ruzitschka e um punhado de convidados especiais: as vozes de Escurinho em Sumaré, de Seu Pereira em Alberto, de Lazzo Matumbi em Negão, o trombone de Raul de Souza em Miaêro e…

Confirmo: sou fã de carteirinha desse paraibano que, não há dúvida, está profundamente em estado de poesia!” – Dominique Dreyfus (jornalista e pesquisadora francesa, autora do livro “Vida do Viajante”, uma biografia de Luiz Gonzaga

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Sem comentários; deixe o seu:

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>