Inicial » Dança » Experimentações cinematográficas

Experimentações cinematográficas

Share on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on FacebookPin on PinterestShare on RedditDigg thisEmail this to someone

O Núcleo Cinematográfico de Dança investiga a relação entre as linguagens do cinema e da dança, na busca pela construção de um olhar minucioso da arquitetura dos movimentos e gestos.

Núcleo-Cinematográfico-de-Dança

“Experimentações cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma idéia?” traz ao palco duas mulheres que se deslocam por locações cenográficas, tentando adaptar-se. Apresentam um suposto filme que é incorporado à cena, narrado em off, por personagens fictícias que se confundem com as próprias intérpretes. O trabalho apropria-se de diálogos, cenas e trilhas sonoras de diferentes filmes, épocas e diretores subvertendo-os ao seu modo. Vê-se um corpo em constante conflito, em atrito entre o cinema e a dança.

A estreia de “Experimentações cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma idéia?” será dia 18 de novembro de 2011 no Espaço Cariris, Pinheiros, São Paulo, com temporada até dia 27 de novembro de 2011. O espetáculo faz parte do projeto “Ainda quer que seja”, contemplado pela 10ª Edição do Fomento à Dança.

Núcleo Cinematográfico de Dança

O Núcleo Cinematográfico de Dança é uma companhia de dança contemporânea independente que busca um compromisso contínuo com a pesquisa de linguagem.

Sediado na cidade de São Paulo e formado por Maristela Estrela e Mariana Sucupira, investiga a relação entre as linguagens do cinema e da dança, na busca pela construção de um olhar minucioso da arquitetura dos movimentos e gestos. Procura desenvolver poéticas pela fisicalidade e imagem do movimento apoiada sobre uma abordagem estética do cinema.

Os primeiros trabalhos surgiram dentro de um grupo de pesquisa, sediado no Estúdio Nova Dança, em 2002. Neste grupo foram produzidos os seguintes trabalhos: “Pois estamos onde não estamos” (2002), “É só um comentário na verdade” (2003), “Descompasso” (2004), “Andante, moderato, prestíssimo, vigoroso” (2005) e “Da janela eu vejo:” (2006). Em 2008 esse grupo se expandiu e passou a ser sediado na Sala Crisantempo com o nome 16 mulheres e ½, ainda como um braço da pesquisa do Núcleo.

Realizou ainda os experimentos “Na casa de Clara“ (2008) e “Demolições-Perturbações emocionais na cidade” (2011), em parceria com o Núcleo de Garagem. Em2004, o Núcleo Cinematográfico de Dança firmou-se como uma companhia profissional e produziu “Entreaberto” (2004/5), “Anti-séptico de uso geral para curativos” (2004/05), “¿Por qué no hacemos cine?” (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2006/07), “corpo quase palavra, palavra quase silêncio” (Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific, do Centro Cultural São Paulo, 2009), “Experimentações Cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma ideia?“ (PROAC, 2009). Em 2010 produziu o projeto “Transborda“ (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2010), criando o espetáculo “O que resta de quatro“ e realizando diversas intervenções performativas na cidade de São Paulo.

Em 2011 foi convidado pelo SESC para o evento Polaroide (SESC Santos 2011). Também foi convidado pelo SESC Pinheiros, em 2009, para inaugurar o projeto “Improviso” ‐ jams de dança e música. Realizou outras duas edições do “Improviso” em 2010 e 2011. Atualmente desenvolve o projeto “Ainda quer que seja” (Programa Municipal de Fomento à Dança, 2011) e “2 ou 3 coisas que eu sei dele“ (PROAC, 2011).

www.cinedanca.blogspot.com

Ficha Técnica

Concepção e criação: Núcleo Cinematográfico de Dança Direção, coreografia e interpretação: Mariana Sucupira e Maristela Estrela Concepção musical: Núcleo Cinematográfico de Dança Trilha original e mixagens: Ramiro Murillo Voz: Mariana Sucupira, Maristela Estrela e Ramiro Murillo Criação de luz: André Boll Concepção cenográfica: Núcleo Cinematográfico de Dança Criação de cenografia: José Romero e Luciano Bussab Criação de figurino: Maristela Estrela Produção: Anderson do Lago Leite

Serviço

“Experimentações cinematográficas ou o que você faz quando todas as imagens do mundo não cabem em uma ideia?”
De 18 a 27 de Novembro de 2011 – Quinta a Sábado, 21h e domingo 19h
Espaço Cariris – Rua dos Cariris, 48 – São Paulo – SP
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Lotação: 50 lugares
Telefone: 11 3811 9681
Ingresso: entrada franca, retirar meia hora antes

Fonte: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Shopping...

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>