Inicial » Cinema » Festivais de cinema abrem inscrições

Festivais de cinema abrem inscrições

Share on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on FacebookPin on PinterestShare on RedditDigg thisEmail this to someone

Dois festivais internacionais de cinema abriram inscrições: o 11º Festival Internacional de Curtas de Talca no Chile e o 18º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Bruxelas. Os interessados em participar do Festival de Talca, que acontece de 6 a 10 de janeiro de 2015, têm até o dia 31 de outubro para se candidatarem. Já o festival de Bruxelas recebe inscrições até 28 de fevereiro de 2015. O evento acontece de 23 de abril a 3 de maio.

No festival chileno, podem ser inscritas curtas-metragens com até 30 minutos de duração, de ficção ou documentário, que não tenham sido lançados antes de 1º de junho de 2013. Obras que participaram em edições anteriores do festival estão vetadas. Os filmes devem ser legendados em espanhol ou inglês, sendo que os selecionados deverão disponibilizar obrigatoriamente uma cópia com legendas em espanhol para exibição. As inscrições devem ser feitas pelo site Festhome mediante o pagamento de uma taxa no valor de U$S 5.

Os curtas de ficção inscritos podem concorrer aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro, além de prêmios especiais do júri. Já os curtas de documentário estarão na competição pelo troféu de Melhor Documentário e do Prêmio Especial do Júri. As demais categorias da mostra competitiva são exclusivas para produções chilenas.

Na Bélgica, artistas brasileiros podem submeter seus curtas-metragens de ficção e animação na Competição Internacional ou na Competição Próxima Geração, voltada ao trabalho de estudantes matriculados em escolas de cinema. Para ambas as categorias os filmes devem ter sido finalizados a partir de 1º de novembro de 2013 e ter até 30 minutos de duração. As inscrições devem ser realizadas inteiramente pela internet, por meio dos sites Reelport, Festhome ou Clickforfestivals. A taxa varia de 9 a 6 euros.

Os curtas selecionados para a Competição Internacional concorrem ao Grande Prêmio, no valor de 3 mil euros, ao Prêmio Especial do Júri, de 1 mil euros, ao Prêmio da Audiência, de 1,5 mil euros, além de prêmios de 1 mil euros para o melhor ator e a melhor atriz. O festival se compromete a custear quatro diárias de hotel para os diretores que tiverem seus filmes selecionados e parte dos gastos com a viagem.

Festival de Curtas de Talca
18º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Bruxelas (BSFF)

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Ancine

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Leia...

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>