Filme Onde o Mar Descansa (Sea without Shore) – Trailer

Onde o Mar Descansa é uma narrativa rítmica cativante, da relação entre duas mulheres, interrompida bruscamente no final do século XIX. Completamente desconsolada com o impacto da perda de sua alma gêmea, a amante sobrevivente se vê nas profundezas de florestas remotas, em pleno inverno. Sobre impacto de esferas do subconsciente e impulsionadas por forças desconhecidas, elas tentam sobreviver a um jogo envolvente. Não há retorno.

 “Onde o Mar Descansa” estreia no Brasil

Depois de um lançamento arrebatador na Inglaterra, com salas lotadas, gerando reações passionais seguidas por debates envolvendo figuras importantes do cinema, música e literatura, Onde o Mar Descansa já está disponível nos cinemas brasileiros. O longa teve sua estreia mundial no renomado Glasgow Film Festival 2015, onde foi exibidona categoria Menção Honrosa, encerrando a programação do festival. Além disso, ainda chegou a ser exibido nos cinemas de arte de maior prestigio na Inglaterra como The Barbican, ICA, Regent Street Cinema, Genesis, entre outros.

O roteiro do longa foi concebido em Belo Horizonte e as filmagens ocorreram na paisagem fria e poética do inverno sueco. A estrutura dramática do filme parte inclusive desta paisagem, atravessada pelo amor entre duas mulheres, que é interrompido bruscamente. Onde o mar descansa oferece ao espectador a dificuldade de um amor fadado ao desaparecimento nas frias florestas do norte da Europa em século XIX. Filmado em cinemascope pelo premiado diretor de fotografia Marcus Waterloo, a sensação de perda e solidão ,acompanham, como uma sombra, a vitalidade desse amor tão bem traduzido na linguagem corporal das protagonistas.

onde o mar descansa

O processo de preparação do elenco foi fundamental para o resultado do filme. No elenco estão as atrizes e bailarinas, Livia Rangel, Fernanda Lippi e Anna Mesquita. O frio intenso fez com que o trabalho delas ganhasse uma dimensão muito real da devastação provocada pelo rompimento das relações. “A paisagem de tirar o fôlego do inverno da Suécia, com temperaturas extremamente baixas e luz fugaz, nos fez esquecer imediatamente a zona de conforto que era a sala de ensaio Tivemos então que incorporar aquela nova paisagem no nosso cotidiano. Estar exposto a temperaturas muito baixas, durante 10 horas por dia em média, respirando aquele ar frio, fez com que os nossos corpos entrassem em um estado extremo. Estas características fizeram com que tivéssemos que adaptar toda a nossa estrutura de composição”, afirmam os diretores.

O filme conta com um equipe admirável, incluindo o premiado desenhista de som Glenn Freemantle, que carrega na sua brilhante carreira múltiplos BAFTAS e o Oscar por “Gravidade(Gravity)”. A trilha sonora original foi composta por Andrew Mackenzie, integrante do The Hafler Trio. Para criar a música, ele utilizou de sons produzidos pelo próprio elenco durante o processo de filmagem na Suécia, incorporadas ao filme durante o processo de montagem.

“A narração no estilo “monólogo interior”, um mosaico de fragmentos poéticos, utiliza palavras da poetisa do século XVI Katherine Philips e dos poetas do final do século XIX Renée Vivien e Algernon Charles Swinburne, cujas poesias agnósticas e visionárias emprestaram a Onde o mar descansa uma qualidade hipnótica” concluem André Semenza e Fernanda Lippi.

Onde o Mar Descansa (Sea without Shore) – Trailer

“Eu quero que todos vejam Onde o Mar Descansa. É um filme incrível.”
Iain Canning, Chief Programmer, Glasgow Film Festival

“Realmente impressionante.”
Film Uforia

“Alcança beleza austera e assustadora intensidade.”
Sight & Sound

“Cativante – há poucas experiências como essa.”
Eye for Film

“Diferente de qualquer coisa que você verá durante o ano todo”
Film Divider (Top Ten Films to see)

Onde o Mar Descansa
Direção: Andre Semenza, Fernanda Lippi
Ano: 2015
País: Reino Unido
Classificação: 10 anos
Duração: 91 min.

Em cartaz – Programação

Belo Horizonte – Cinema Belas Artes
Rio de Janeiro – Espaço Itaú de Cinema
São Paulo – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Porto Alegre – Espaço Itaú de Cinema
Brasília – Espaço Itaú de Cinema

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Sem comentários; deixe o seu:

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>