Identidade Visual, Publicidade e Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

Marketing para pequenas e médias empresas

“Você, pequeno e médio empresário, gostaria de melhorar a comunicação da sua empresa, projetar mais a sua marca, serviços ou produtos, estar presente na internet de forma criativa, consequentemente aumentar suas vendas e faturamento, sem que para isso você precise contratar agências de comunicação caras e atrapalhar todo o seu orçamento?”

Eu acredito que sim!

1 – Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais, ou se tem, mas não há uma rotina diária de publicações, é hora de tomar uma atitude.

2 – Se a sua empresa ainda não se preocupa com identidade visual, ou com a padronização nas criações publicitárias, que levarão a sua imagem e mensagem para os consumidores, é hora de tomar uma atitude.

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Mas fique tranquilo, para tudo tem uma solução e nesta breve apresentação, falarei um pouco sobre isso. 

1 – Identidade Visual Corporativa
Como ela ajuda na construção da imagem do seu negócio.

2 – Mídias Tradicionais X Internet
Uma comparação para entender o potencial da Internet.

3 – Marketing de Conteúdo
Por que as grandes empresas estão utilizando cada vez mais esta ferramenta.

4 – Redes Sociais
É possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças seguindo a demanda de quem compra.

A Consultoria de Marketing Digital é especializada em soluções para o ambiente web. Oferece diagnóstico, planejamento e ações práticas para transformar sua imagem ou negócio em algo altamente lucrativo.

Investimento em Marketing Digital

QUANTO É PRECISO INVESTIR?

Investimentos em campanhas publicitárias e ações em mídias sociais costumam ser associados a grandes empresas. No entanto, com a necessidade de expansão de mercado, também as pequenas empresas têm dado certa atenção a investimentos em marketing digital em função dos baixos custos.

E não estou falando aqui que você precisa ter um departamento de marketing ou contratar agências famosas e caras, mas de algum planejamento de verba para as ações de marketing na internet.

“A resposta do quanto é preciso investir sairá do seu planejamento e das suas necessidades. Eu trabalho com empresas de médio porte que destinam pequenas verbas para a internet.”

O percentual de investimento tende a variar muito de acordo com o segmento da empresa, mas o fundamental é dar início ao processo. Sair do lugar!

Algumas marcas podem ter orçamentos maiores do que outras, mas todas as empresas começam praticamente com o mesmo pé de igualdade quando se trata de marketing digital.

As pessoas e as marcas que prosperam são as que utilizam táticas mais inteligentes ou os conteúdos mais uteis, oferecendo valor ao seu público-alvo no mesmo tempo que mostram personalidade e ou divertimento.

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No Brasil, as pessoas já passam mais tempo na Internet que na Televisão.

MÍDIAS TRADICIONAIS X INTERNET

Geralmente as empresas mais conservadoras anunciam em jornais, impressos, revistas, canais de TV abertos e emissoras rádio. Há um tempo atrás estas mídias eram imbatíveis porque não tinham a competição da internet e principalmente das redes sociais.

A questão das mídias tradicionais é que você investe muito dinheiro, atira para todos os lados e não tem relatório de nada. Com a Internet, além de investir muito menos, definir o público que você quer atingir, você ainda conta relatório de dados ao final da veiculação.

Pequeno e Médio empresário, invista na Internet.
A questão das mídias tradicionais é que você investe muito dinheiro, atira para todos os lados e não tem relatório de nada, ao contrário da Internet.

TRÁFEGO É IGUAL A AUDIÊNCIA

O fundamental para o sucesso de qualquer projeto online é que haja pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer ou vender. O tráfego é exatamente isso: a audiência que o seu site tem. Segundo a classificação do Google, existem três formas de tráfego:

Tráfego Direto
O endereço do seu site (URL) é digitado direto no navegador.

Tráfego Pago
Visitas conquistadas através de anúncios pagos.

Tráfego Orgânico
Visitas conquistadas através de conteúdos e compartilhamentos.

MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento (redes sociais ou site) de CONTEÚDO relevante e valioso. É preciso atrair (tráfego pago ou orgânico) envolver e gerar valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva para a sua marca e assim gerar mais vendas.

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Melhorar o relacionamento com os clientes.
Aumentar o engajamento com a marca.
Incrementar a visibilidade da marca.
Fidelizar clientes.
Aumentar as vendas.
Trabalhar o pós-venda.


A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS

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Gestão de Redes Sociais para pequenas e médias empresas.

As Redes Sociais geram grandes oportunidades porque são um meio de interação mais usado nos dias de hoje. São mais do que um meio de comunicação entre amigos; tornaram-se uma ferramenta indispensável tanto para pessoas comuns quanto para profissionais ou empresas.

As velhas distinções de classes sociais para o consumo já não são tão significativas uma vez que o faxineiro da vendinha ao lado da sua casa e o CEO de uma grande corporação em outro estado (ou do outro lado do planeta) estão no Facebook diariamente, trocando notícias e histórias como amigos.

Em uma era de maior transparência e autenticidade, investir no Marketing de Redes Sociais é entregar rapidamente um novo padrão de interação.

10 coisas sobre Redes Sociais

COISAS IMPORTANTES SOBRE REDES SOCIAIS

1. Redes Sociais podem conduzir o tráfego.

Quando você tem um site e publica conteúdos regularmente as Redes Sociais podem conduzir o usuário até a sua página.

2. Redes Sociais podem gerar muito Tráfego Orgânico.

Ás vezes é mais fácil o Google encontrar o seu conteúdo, divulgado no Facebook ou YouTube, do que numa página do seu site ou blog.

3. Redes Sociais ajudam a ter uma leitura do mercado.

Uma das coisas mais legais nas Redes Sociais é ter um retorno (feedback) dos seus clientes.

    • Quais produtos estão comprando e por quê?
    • O que eles estão fazendo no fim de semana?
    • Que tipo de mensagens eles gostam de compartilhar e etc.

4. Nas Redes Sociais as pessoas são mais receptivas às suas mensagens.

As pessoas veem o Facebook como Rede Social e não como máquina de marketing. Como resultado, elas são mais propensas a ver o que você publica.

5. Anúncios nas Redes Sociais permitem segmentação e redirecionamento.

Um ponto favorável na Internet e nas Redes Sociais é que você pode personalizar seus anúncios pagos.

    • Localização
    • Nível de Ensino
    • Faixa Etária
    • Hábitos de Consumo
    • Interesse por assuntos

Você também pode instalar um “PIXEL FACEBOOK” em seu site e usá-lo para redirecionar os seus anúncios para os usuários que visitam você, pessoas muito mais suscetíveis de se converter em vendas!

6. Você pode responder a problemas imediatamente.

Se há um problema com o seu produto ou serviço, você poderá colher informações imediatamente e tomar as medidas necessárias. Estudos mostram que os consumidores apreciam as empresas que respondem ao cliente rapidamente.

7. A presença constante na mídia social constrói lealdade à marca.

Estudos nos EUA indicam que marcas com perfis nas Redes Sociais têm clientes mais fiéis.

8. Clientes que não sabiam que você existia vão encontrá-lo.

No processo de compartilhamento de conteúdo você provavelmente irá se juntar a centenas de grupos relacionados aos seus produtos, que vão influenciar e direcionar novos clientes para o seu site.

9. É grátis!

Se você lidar com o próprio gerenciamento das suas Redes Sociais só vai gastar tempo e aprendizado. Agora, se você está intimidado em interagir com as pessoas on-line, se suas habilidades de escrita e design deixam a desejar ou se há falta de tempo, a contratação de um profissional é definitivamente o caminho a percorrer.


… 

ANÚNCIOS NATIVOS OU NATIVE ADS
O jeito inteligente de anunciar

Anúncios Nativos, ótimo investimento para pequenas e médias empresas
Anúncios Nativos, ótimo investimento para pequenas e médias empresas

Native Ads trata-se de um conteúdo patrocinado que aparece entre outras postagens de um canal de comunicação: site, blog, rede social, vídeo. A intenção é fazer uma propaganda que não seja intrusiva, e oferecer ao consumidor um conteúdo que faça sentido ser lido por ele.


Mais do que frequentar os mesmos lugares em que o seu potencial consumidor está, você precisa estabelecer um diálogo com ele para convencê-lo de que seu produto é ideal.

É importante anunciar conteúdo realmente relevante, para que o consumidor não se sinta enganado. A experiência com Anúncios Nativos tem mostrado que o consumidor não se importa com a origem do conteúdo desde que seja bom.

Essa nova forma de entrar em contato com os clientes pode ser usada para atraí-los não somente no sentido de associar conteúdo (valor) à marca, mas para os próprios canais de conteúdo da empresa. Pode ser um excelente chamariz e o começo de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Mobile Marketing

Anúncios Nativos tem sido especialmente usados para fazer mobile marketing, já que é menos intrusiva para o consumidor e é baixa a taxa de cliques em banners na publicidade em dispositivos móveis.


Anúncios Nativos ADS

ATENÇÃO!

Publicação de conteúdo mal escrito ou transmitir o tipo errado de mensagens em sites ou Redes Sociais pode afetar seriamente a sua imagem. Contratar um profissional para o gerenciamento das suas Redes Sociais ou site é infinitamente mais barato que qualquer investimento em mídias tradicionais (jornal, revista, TV, rádio) e claro, muito melhor do que não fazer nada.


 

IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA

Identidade Visual Corporativa - Conceitos Básicos
Trabalho realizado para a CAFÉ OURO NEGRO. Clique aqui para saber mais.

A Identidade Visual Corporativa é o conjunto de elementos multissensoriais utilizados para comunicar algo sobre a marca para os consumidores.

Estes elementos multissensoriais incluem o nome da empresa, logotipo, slogan, arquitetura, decoração, uniformes, cores da empresa e, em alguns casos, até mesmo a aparência física dos funcionários que lidam com os clientes.

Os quatro requisitos básicos para uma estratégia de Identidade Visual bem-sucedida.

Diferenciação – No mercado altamente competitivo de hoje, as marcas precisam ter uma clara diferenciação ou razão de ser. O que elas representam precisa estar além, a fim de serem notadas, causarem uma impressão, e em última análise, serem preferidas.

Relevância – As marcas precisam se conectar com as pessoas, precisam entender e satisfazer as necessidades e aspirações de seus públicos-alvo.

Coerência – Para garantir a credibilidade com seu público, as marcas devem ser coerentes no que dizem e fazem. Todas as mensagens, todas as ações de marketing, todas as experiências com a marca, incluindo a experiência com o produto precisam estar em harmonia e adicionar algo significativo na vida do cliente.

Estima – Uma marca que é diferenciada, relevante e coerente é valorizada por ambos os públicos internos (colaboradores) e externos. A reputação de uma marca se conquista quando o prometido é entregue.

Em termos gerais, Identidade Visual Corporativa expressa os valores e ambições de uma organização, o seu negócio e suas características.

PRECISANDO DE AJUDA?

Solução de Marketing Digital para médias e pequenas empresas

Como você pode perceber, foi-se o tempo em que só anunciar era suficiente para chamar a atenção do seu cliente. Um negócio hoje necessita de produção de conteúdos criativos, design, acompanhamento e estratégias de marketing.

Muitos acabam contratando vários profissionais ou agências especializadas “caras”, mas com orientação e criatividade, você pode economizar tempo e muito dinheiro.

 

A Design e Marketing Digital é comunicação na internet, é conteúdo, é audiência, é design. Visite o site para saber mais.

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Sergio Evangelista

Publicitário, designer e consultor digital - conteúdo, design e marketing digital.

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