Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música/ Coordenação de Bandas de Música, disponibiliza ao público a 3ª edição ampliada do Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro. A obra é de autoria do Professor José Vieira Filho.

Os interessados na publicação devem solicitá-la através do e-mail: coordenacaobandas@funarte.gov.br, com nome e endereço completos.

A obra integra o Projeto Bandas de Música da Funarte, o qual, desde sua criação, em 1976, colabora na identificação das reais necessidades das tradicionais bandas. Dele também fazem parte os Painéis Funarte de Bandas de Música (cursos de capacitação); a distribuição de instrumentos de sopro – mediante editais públicos –; a edição de partituras, manuais e guias; e o cadastramento de bandas – com vistas a levantar um conjunto amplo de dados. Os Painéis difundem técnicas de execução musical e de reparo e manutenção de instrumentos de sopro – curso que se destaca dentre as ações do Projeto Bandas de Música.

O Manual de Reparo e Manutenção para Instrumentos de Sopro vem difundir conhecimentos relevantes sobre essa atividade. Segundo a Coordenação de Bandas de Música da Funarte, a obra fornecerá aos instrumentistas dos conjuntos, interessados em se aprofundar no estudo técnico de reparo e manutenção, a devida base de informações, para lidar com os instrumentos – inclusive processos e cuidados no seu manuseio; e a aplicação de procedimentos corretivos.

José Vieira Filho é reconhecido especialista na área e responsável pela formação de toda uma geração de Luthiers. Desde 1985, ele se dedica aos cursos de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, no Brasil e em outros países da America Latina e da Europa.

Para conservar os instrumentos

“Cada banda de música possui seu acervo instrumental. Manter em suas estruturas músicos que tenham condições técnicas para executarem reparos e manutenção rotineiros é a garantia de que os instrumentos serão mantidos úteis e funcionais por muito mais tempo. Por isso, a qualificação dos profissionais que com eles lidam é de real importância”, explica Rosana Lemos, Coordenadora de Bandas de Música da Funarte. “A literatura sobre o assunto, no Brasil, limita-se hoje a informações pontuais, contidas em apostilas e textos vinculados aos profissionais que atuam no mercado”, destaca. “A importância da reedição deste manual se vincula com a necessidade de se manter um conteúdo referencial sobre o assunto. A obra é necessária para todos os estudantes que procurem ativamente suprir as bandas de música com um trabalho técnico e embasado”, acrescenta a coordenadora.

A Funarte lançou a primeira e segunda edição do Manual de Reparo e Manutenção para Instrumentos de Sopro em território nacional; também um lançamento independente do trabalho foi realizado em Portugal – mas não chegou Brasil. Segundo a Coordenação de Bandas de Música, foi necessária uma nova edição, revista e ampliada, principalmente por causa do grande número de bandas em atividade no Brasil; e por ser a obra única em seu gênero, no País.

Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro
3ª edição ampliada
Professor José Vieira Filho
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música – Coordenação de Bandas – Projeto Bandas de Música

>> Solicitação do manual e mais informações: coordenacaobandas@funarte.gov.br

Fonte: FUNARTE

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

2 Comentários
  1. boa noite, eu gostaria de saber se existe possibilidade para que eu possa estudar e me tornar um profissional em reparo e manutenção de instrumentos de sopros.e se posso receber este manual de reparo terceira edição ampliada do professor josé vieira filho.

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>