Matrículas Abertas

“Às escondidas, MEC quer aprovar mudança na base nacional curricular”.
Fonte: jovempan.uol.com.br – 04/01/2016

Extraoficialmente, circulam informações desencontradas sobre a natureza e a profundidade de tais mudanças. Entretanto, alguns já afirmam como certa a incorporação dos conteúdos que seguem:

. A influência de Andrés Bellos e Eduardo Blanco no desenvolvimento da moderna literatura venezuelana.

. A Grande Rebelião de Túpac Amaru (nascido José Gabriel Condorcanqui Noguera) e sua relação com o aumento do descontentamento dos ameríndios no governo colonial do Vice-Reino do Peru.

. 1809 e o marco boliviano: Pedro Domingo Murillo lidera a revolta dos criollos.

. A bandeira e o brasão cubanos e os diferentes significados que assumem nas mais de 1.500 ilhas do arquipélago castrista.

. Aspectos étnicos e demográficos de Havana / A piña colada e o mojito como fundamentos de uma nova fase econômica, a partir da reabertura de fronteiras para os norte-americanos / Ensinando as crianças a diferenciar um Montecristo de um Cohiba à primeira baforada / Análise morfológica das letras do repertório de César Portillo de la Luz.

. “La gran farsa capitalista – versión para los niños de Sudamérica”, tradução de frei Bartolo Entrañas Rojas.

. Ernesto Guevara, o “Che”: antepassados, concepção, parto, infância, adolescência, convicções ideológicas, luta armada, emboscada, morte, idolatria, camiseta.

. Educação artística fundamentada em nova abordagem didática, a rubropedagogia. Esta prevê, para as três primeiras séries do Ensino Fundamental, o uso em sala de aula de lápis nas cores vemelho sangue, vermelho revolução, vermelho terra invadida, vermelho víscera de ianque, vermelho comunismo, vermelho estrela.

. “Deus não existe, e isso é divino”, a educação religiosa à luz da antirreligião.

. O ateu praticante – definições e aplicabilidade no contexto educacional contemporâneo.

Com a incorporação obrigatória desses novos conteúdos à grade curricular de todas as escolas do país, consideram-se extintas disciplinas pouco relevantes e atreladas a um passado já anacrônico em relação à nova realidade socialista, tais como História Geral e do Brasil, Geografia e Português.

© Direitos Reservados

Marcelo Sguassabia

Marcelo Sguassabia

Redator publicitário, pianista diletante, beatlemaníaco desde sempre e amante de filmes e livros que tratem de viagens no tempo. Blog Consoantes Reticentes.

Sem comentários; deixe o seu:

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>