Por que as pessoas compram?

Desde sempre que os profissionais de marketing pesquisam sobre porque as pessoas compram, isso para saber exatamente quais as melhores técnicas que devem ser adotadas para persuadir e influenciar os consumidores.

Algumas marcas conceituadas, por exemplo, utilizam celebridades em seus anúncios. Quando os potenciais clientes de uma determinada marca veem uma figura pública vestindo ou usando determinados produtos há um aumento nas vendas.

Mas, se o seu orçamento não permite contratar uma celebridade, como fazer para persuadir e influenciar os consumidores?

Uma coisa é certa… O testemunho positivo de amigos próximos é clientes é muito valioso.

Porque as Pessoas Compram?

# Suprir as necessidades básicas

Segundo a teoria de Abraham Maslow (foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow) nós compramos para suprir as necessidades básicas. Comida e abrigo são coisas que precisam ser supridas e estão na base da pirâmide. Por isto que as redes de supermercados estão sempre cheias de clientes, não importa quão difícil esteja a situação financeira.

# Compramos por conveniência

Chegou a noite e tudo está fechado, mas você precisa de algo. Pense agora na última vez que você comprou algo sabendo que o preço era praticamente surreal, acima da média, mas mesmo assim comprou, somente por questões de conforto ou eficiência.

# Substituição

Muitas vezes compramos alguma coisa porque precisamos substituir, como é o caso das roupas ou móveis. Veja a TV de última geração que comprou embora mesmo que não tenha tempo de assistí-la.

#Escassez

Isso poderia ser devido a uma necessidade percebida de que algo que pode ficar indisponível no futuro. No caso dos colecionadores de objetos antigos a compra decorre na esperança de obter um retorno sobre o investimento ao longo do tempo.

# Prestígio

Alguns compram marcas caras por uma questão de prestígio ou para estar inseridos em determinados grupos que gostariam. As razões principais estão relacionadas com autoestima ou para enriquecimento pessoal.

# Questão Emocional

Algumas vezes as pessoas compram para tentar substituir as coisas que não poderão ter e nunca serão. Quando compram, sentem a sensação de que conquistaram algo.

# Compra Compulsória

Esse é um dos fatores mais evidentes porque as pessoas compram. Como se fosse uma força externa que impulsiona a comprar livros, comida ou algo que alguém lhe pediu. No geral, esse tipo de compra acontece em situações de emergência, como quando você precisa de um serviço em casa.

# Para Seu Ego

O que acontece por vezes é que as pessoas compram para impressionar ou mesmo atrair outros. A conquista do sexo oposto, ter mais amigos ou melhor emprego. Tudo para estar dentro de um padrão de status social, que muitas vezes é irrealisticamente acessível.

Na verdade, existem vários motivos que impulsionam as pessoas a comprarem mais do que precisam e isso pode ser estudado em seu mercado de atuação para que você possa adotar as estratégias necessárias para aumentar suas vendas.

Não deixando de observar que seu produto ou serviço deve ter como prioridade atender o consumidor da melhor maneira possível para que ele possa voltar a comprar.

Veja mais aqui.

Sergio Evangelista

Publicitário, designer e consultor digital - conteúdo, design e marketing digital.

1 Comentário

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>