Tunga – Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão

Faleceu dia 6 de junho (2016), segunda-feira, aos 64 anos, no Rio de Janeiro, vítima de câncer, um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras, Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga. Considerado um dos maiores nomes da arte contemporânea nacional, ele foi o primeiro brasileiro a ter uma obra exposta no museu do Louvre em Paris.

Pernambucano, radicado no Rio de Janeiro desde a década de 70, o artista foi um dos mais inventivos da sua época, autor de uma obra plástica que mesclava as vanguardas nacionais a um universo simbólico único, que se utilizava de ossos, crânios, dedais e agulhas.

No campo da escultura, usou materiais como cobre, aço e ímãs para arquitetar construções que lembrassem o corpo humano. O erotismo, enquanto forma de manifestação do instinto e do desejo, guiou grande parte de suas pesquisas estéticas.

Visite o site do artista

Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (19) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (20) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (21)

Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (18) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (17) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (16) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (15) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (14) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (13) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (12) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (11)
Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (9)
Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (8) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (7) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (6) Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão - Tunga (5)

 

Página Cultural

Para contribuir com ideias, sugestões e informações, use o e-mail: pagcultural@gmail.com.

Sem comentários; deixe o seu:

Seu comentário é importante!

Your email address will not be published.

Você pode usaratributos e tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>